Boneco de Neve - Jo Nesbø | RESENHA

FICHA TÉCNICA:

TÍTULO: Boneco de Neve
AUTOR: Jo Nesbø
ANO: 2013 / PÁGINAS: 420
EDITORA: Record
ADICIONE NO: Skoob
CLASSIFICAÇÃO: ★★★★

A história se passa em Oslo, Noruega e o nosso livro começa anos antes, quando o primeiro boneco de neve é feito.
Em 2004 a policia é acionada porque uma mulher desapareceu. A princípio achavam que era apenas aqueles casos onde o desaparecido volta horas depois com uma desculpa banal, mas para o investigador Harry Hole, esse desaparecimento poderia haver uma ligação com uma carta que ele recebeu assinada por alguém que se intitula "Boneco de Neve"

Hole tem uma obsessão mórbida por serial killers. Ele pensa que isto aqui é os Estados Unidos. Mas ainda não encontrou seu serial killer neste país. 


Após outras mulheres desaparecerem, a polícia começa achar relação dos desaparecimentos atuais com outros que ocorreram na última década. Em todos os casos eram mulheres, casadas e com filhos, e acontecia sempre na primeira neve do ano.
Harry Hole percebe que em todos os desaparecimentos há um boneco de neve perto da casa da vítima, ou quando o corpo é encontrado (ou parte deles) as mulheres são partes do próprio boneco.

A física só podia ser usada para contar o que era verdade, que era uma língua incapaz de mentir, mesmo que tentasse. 


O assassino, ou melhor, o serial killer é manipulador, muitas vezes agia de forma com que a polícia levasse a procura para o lado errado, acreditando que haviam descoberto quem era o criminoso e na verdade haviam apostado na pessoa errada.
A narrativa do autor é boa, porém demorei muito para me prender ao livro (se é que isso aconteceu).

Demônios precisavam ser exorcizados; a dor, abafada.

Quando, pela primeira vez, achavam que haviam pego o assassino, eu quase caí, porém achei que não poderia ser assim, ficaria muito sem graça. Na terceira vez que pensaram ter descoberto o boneco de neve não fazia nenhum sentido para mim ser aquela pessoa, não havia motivos ou relação que fizesse sentido na minha cabeça.

Já possuía algumas respostas, mas não todas. Nunca todas. Por exemplo: se maldade e loucura são duas coisas distintas ou se somos apenas nós que decidimos chamar de loucura tudo que está além daquilo que compreendemos como motivo para a destruição. 


Em alguns momentos achei algumas coisas confusas e sem lógica, passei a pensar que talvez eu não estivesse prestando tanta atenção ao livro, mas quando todas as minhas duvidas foram esclarecidas no final percebi que o livro era mesmo assim.
O livro não era tudo aquilo que eu esperava, entrei com uma expectativa muito alta e a história se mostrou diferente do que eu havia imaginado.

A dor é uma coisa positiva, não sobreviveríamos sem ela. Devemos ser gratos por sentir dor.

O livro não alcançou as minhas expectativas, mas não, ele não é ruim, o problema foi comigo mesmo. Eu também não achei as cenas tão fortes assim (talvez eu já esteja acostumada) e a única parte que prendi o folego foi em uma cena do final, quando o Boneco de Neve tentou matar sua última vítima. 


Esse é o sétimo livro da série que tem como protagonistas o investigador Harry Hole, mas por serem casos separados e sempre fechados não há necessidade de ler na ordem.
O final do livro foi surpreendente. Quando uma descoberta de Hole nos faz perceber quem é o assassino, meu queixo caiu porque aquela pessoa NUNCA havia passado pela minha cabeça. Nada que aconteceu no final eu havia imaginado e eu não sei como explicar como eu amei. Foi simplesmente genial, não há palavras.

Era possível vencer os únicos monstros que existiam, aqueles que estavam dentro de sua cabeça. 

Foi meu primeiro contato com o autor, e pretendo ler sim outras obras dele, mas não irei criar tanta expectativa (quem sabe assim eu me surpreenda). Para quem não é acostumado com o gênero, o livro pode ser um pouco chocante.
Mas vai por mim, só o final faz o livro valer a pena.

42 comentários:

  1. Oii Aline.
    Como esse mês é mês de Halloween quero ler livros de terror. Apesar de já ter montado minha Tbr, eu espero acabar antes e poder pelo menos iniciar Boneco de Neve. Parece ser um leitura repleta de reviravoltas. Beijos.

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline, muito bom saber sua opinião do livro. Caso leia vou alinhar minhas expectativas também! Ainda bem que ao menos o final surpreende!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Vi muitos decepcionados com esse livro por não alcançarem as expectativas, pois o que ele nós mostra é um livro muito bom, intenso e misterioso que parece ser ótimo, mas não encontramos isso.

    Amei a sua resenha, um beijo da Jhenny

    sussurrandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi muitas opiniões positivas, isso é de cada um. Beijos.

      Excluir
  4. Olá!!

    Acho que estou como você, eu vejo falar tanto do autor e como é um gênero que adoro, estou morta de vontade de ler alguma coisa dele e com isso acabo criando muita expectativa.
    Foi ótimo ler sua resenha, vou mais devagar ao pote rs. Outra coisa que gostei de saber é que não precisa ter uma ordem nos livros. Bom isso.
    Vou experimentar o quanto antes e depois te conto.

    bjs

    http://www.condutaliteraria.com

    ResponderExcluir
  5. hahahaha vc diz "não me prendi", mas no final "amei" hahaha isso é um livro que desperta muitas emoções viu!!
    Bem legal, não conhecia a série e gosto bastante do gênero, vou procurar os demais livros!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. É ótimo quando somos surpreendidos no final de um livro. Lembro quando li "O rapto do garoto de ouro" da coleção Vagalume e no final fiquei de queixo caído como você ao ler "Boneco de neve", ótima resenha, parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? (:
    Tem uns meses que estou com esse livro na meta de leitura, porque adoro thrillers e suspenses assim. Que pena que não foi tudo o que você esperava.. eu estou com boas expectativas, quero ser surpreendida. Parabéns pela resenha, ficou ótima!
    Beijos, Yasmim.

    Blog: http://literarte.blog.br/
    Youtube: www.youtube.com/blogliterarte/videos
    Insta: https://www.instagram.com/blogliterarte/

    ResponderExcluir
  8. Aline, que massa! Primeiro, não conhecia a premissa desse livro. Segundo, nem imaginava que fazia parte de uma série. Fiquei com muita vontade de ler esse livro agora, kkkk. Esse negócio de colocar muitas expectarivas em cima de uma história atrapalha muito a leitura, estou tentando lidar com isso também.

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Já tinha visto o livro, mas não parei para ler a sinopse, achei muito interessante lendo sua resenha. Gostei bastante da primícia dele. Não gosto de livros um pouco confuso, mas quero ler para tirar minhas conclusões.
    Abraço
    Blog Folha de Pólen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele não é confuso, foi só o jeito do autor fazer suspense.

      Excluir
  10. Oi, tudo bem?

    Aline tenho que falar que fiquei passada com essa resenha, ela prendeu toda minha atenção e fiquei pensando: esse livro deve ser muito arrasador ! A capa, a sinopse, a proposta, os quotes citados e seu ponto de vista , reforçou bem que está parece ser uma ótima dica de livro.

    ResponderExcluir
  11. Pensei que esse livro fosse de prender a atenção, mas pela sua resenha vi que não vale a pena investir. Gostei da sua sinceridade evita que a gente leia uma história cansativa quando tem tantos livros bons na fila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que isso vai de cada um, já que agradou a muitos. Não deixe de ler uma obra porque alguém não gostou, é apenas a minha opinião pessoal.

      Excluir
  12. Oi, tudo bem?
    Faz um tempo que quero ler esse livro, principalmente depois que assisti ao trailer. Eu fiquei MUITO curiosa intrigada, espero conseguir ler logo.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi bem por causa do Trailer que criei expectativas :(

      Excluir
  13. Oii, adoro livros que me prendam e me façam sentir várias emoções, e esse livro parece ter isso. Como sou bem fraca no gênero e tudo me prende o folego, acho que mais tarde irei investir , parece ter um enredo bem construído e valer a pena. Amei sua resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Ei! Tudo bem?

    Não sou muito fã do gênero, então não sei se conseguiria ler a obra como se eu lesse algo que estou acostumada. De qualquer maneira, você falou que o final vale por todos os problemas que a obra teve, o que é muito bom. Você também comentou sobre o livro não ter te prendido, e eu não consigo ler uma obra até o final quando isso acontece. Normalmente eu fico meio desapontada porque uma obra com uma temática tão legal pode puxar algumas coisas incríveis para prender melhor o leitor. Enfim, sua resenha está super descritiva, você conta os pontos positivos e negativos, super admiro quem faz isso, parabéns!

    Beijos!
    http://www.as365coresdouniverso.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não me prendeu de ficar sem conseguir parar de ler o livro, mas a leitura até que fluiu bem. Obrigada! ♥

      Excluir
  15. Sério, eu nem sabia da existência deste livro, muito menos que ele era parte de uma série, mas já no começo da sua resenha, no resumo da história eu fiquei extremamente ansiosa pelo livro.
    Mesmo não tendo alcançar todas as suas expectativas, fiquei realmente curiosa e pretendo comprar o livro para saber se eu gosto ou não.
    É muito fantástico quando o final do livro no surpreende, né?
    Adorei a sua resenha!
    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom tirar suas próprias conclusões. Apesar de ter lançado há alguns anos, ele está muito falado ultimamente.
      Beijos.

      Excluir
  16. Olá! Tudo bem? Gostei bastante da premissa mas não sei se terei coragem para ler mais terror, estou ainda no universo King! Hahah
    Beijos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro não é terror, e sim um thriller psicológico ou um suspense.
      Beijos.

      Excluir
  17. Ola,
    Já havia visto algumas resenhas sobre a serie.
    Adoro todo esse gênero de suspense e assassinatos, e as vezes acho também estou bem acostumada a cenas fortes haha
    Mas é ótimo quando o final nos pega de surpresa e é alguém que não imaginávamos

    beijos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  18. Meninaaa, que livro é esse? Adorei sua resenha, gosto de livros assim, de muito suspense mais sem ser terror pesado. Quando tem cenas muito fortes eu pulo umas linhas ahaha, mas nada que me impeça de entender a história, já quero ler, bjus e bom domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas narrativas podem ser bem descritivas em alguns livros, mas eu ADORO! Beijos.

      Excluir
  19. Se um livro desse tamanho todo só vale a pena o final é porque ele não é tão bom assim. Ele deveria te fazer ter overdose de leitura diariamente. Gostei do assunto do livro mas não é pra mim rsrs quem sabe

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem?
    já ouvi muito sobre este livro, mas nunca tive oportunidade de ler, ele me parece bem interessante, adorei a resenha, parabéns

    ResponderExcluir
  21. Olá!

    Eu não conhecia o autor e nossa, sua resenha foi ótima! Mesmo que você tenha dito que só valerá o final, estou bem curiosa.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Olá, eu estou muito curiosa para ler um livro desse autor e eu tenho certeza que vou amar esse livro pois faz parte de um gênero que eu gosto e quando eu for ler não vou com muita expectativa para não me decepcionar

    ResponderExcluir

© Amor Literário - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo