Livros Únicos X Séries Literárias | DISCUSSÃO

Olá pessoal, tudo bom? Não é de hoje que existem pessoas que preferem livros únicos e outros preferem séries, então eu trouxe esse assunto em pauta para a primeira "discussão" aqui do blog.
Vou apresentar Vantagens e desvantagens de cada um. Vamos lá?

Foto: Tumblr


Vantagens

Livro Único:

  • A história começa e termina no mesmo livro, não precisando ter a obrigação de ler (e comprar) outros livros para saber o final da história;
  • É mais barato comprar um livro único do que uma série toda;
  • Há livros grandes e bem trabalhados, tendo um aprofundamento da história e personagens;
  • Ler livros únicos te garante mais histórias do que ler séries.

Série Literária:

  • Um conhecimento e apego maior aos personagens;
  • Histórias mais longas, muitas vezes mais trabalhadas;
  • Aquela sensação de acabar o livro e ficar desesperado pela continuação (Ah, é uma sensação boa, vai? Aquela euforia, empolgação);
  • Já pegando a vibe da vantagem anterior. Se você se apaga aos personagens nos primeiros livros, fica feliz porque vai poder continuar os acompanhando.


Desvantagens

Livro único:

  • Se você se apegar aos personagens, não vai haver uma continuação;
  • Aquele gostinho de quero mais, e não ter mais;
  • Vamos combinar que alguns são tão grandes que podiam ser divididos em vários;
  • Alguns livros são mais caros que comprar uma série toda.

Série Literária:

  • Algumas também são bem grandes, hein?
  • Quando acaba, fica aquele vazio no peito por estar tão apegado aos personagens;
  • Sai caro comprar tantos livros, vamos combinar;
  • Você pode enjoar da história ou perder o insteresse.


Acho que é tudo bem parecido, né? Eu sou nula nesse caso, porque gosto dos dois. E vocês, o que acham das vantagens e desvantagens? Tem algo a acrescentar? Qual prefere? 
Gostam desse tipo de postagem?
Deixa seu comentário que será bem vindo. ♥





38 comentários:

  1. Oiii
    Boa discussão essa, mas não sei optar por um ou outro. Leio livros únicos e séries também. Gosto de ambos, mas realmente eles têm suas vantagens e desvantagens.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu amo os dois desde que os temas me interessem. Mas se tiver que escolher, fico com o livro único. Tem muita série que poderia ser condensada num livro só de tanto blablabla que tem no meio... Mas tem livros que a gente chora por uma continuação que nunca vai existir...

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline, amei esse post! Eu sempre digo que prefiro livros únicos, mas sempre estou envolvida com alguma série hehehehhee nada como a felicidade em terminar uma saga <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Oieee,
    Para mim depende do tipo da série, muitos autores e editoras usam do amor dos leitores para prolongar desnecessariamente uma série ex.: Toda Sua, Trono de Vidro, IAN... e por aí vai.
    Eu gosto de ambos, mas prefiro mais livro único, mas tenho minhas séries xodós *__*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não terminei trono de vidro mas há séries com muitos livros mesmo.

      Excluir
  5. Oi, Aline!

    Ahh eu gosto tanto de livro único como de série. O problema de série é quando o livro poderia muito bem ter terminado no primeiro mesmo, e aí os volumes seguintes são só enrolação que vão acabando com a história, como foi o caso de Como eu era antes de você. Mas se não é esse detalhe, gosto muito das duas formas de livro!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oii Ally.
    Eu prefiro livros únicos à séries porque quanto maior estas últimas, mais "encheção" de lingüiça parece que ela é. Na minha opinião, bons exemplos disso são os romances que primeiro contam na versão da mocinha e depois na do rapaz. Ou séries tão longas que vão ficando absurdas depois de um tempo.
    Muito bom o post.
    Beijos.

    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  7. Oii Ally.
    Eu prefiro livros únicos à séries porque quanto maior estas últimas, mais "encheção" de lingüiça parece que ela é. Na minha opinião, bons exemplos disso são os romances que primeiro contam na versão da mocinha e depois na do rapaz. Ou séries tão longas que vão ficando absurdas depois de um tempo.
    Muito bom o post.
    Beijos.

    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  8. Oiii
    Ultimamente eu tenho preferido livros únicos, mas estou acompanhando várias séries e não estou finalizando nenhuma kkk um dos motivos para eu procurar mais livros únicos onde eu não fique tão presa à algo sabe, esperando um tempão pelas continuações :[

    Adorei o post!

    Beijos

    Cores Literárias

    ResponderExcluir
  9. Oii Aline, tudo bem ? Menina,não sou capaz de opinar sobre o assunto hahahaha amo os dois tipos, tanto livros únicos como séries, sendo livro é o que importa hahahaha
    -beijos, Carol!
    http://entrehistoriasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Essa é uma boa discussão, mas não acho que eu possa dizer que prefira livros únicos ou séries, porque varia tanto, rs. Tem dias que eu quero ler livros únicos para começar e terminar a história de uma vez, mas tem dias que quero acompanhar a evolução de personagens que as séries normalmente trazem. Ou varia também porque tem livros únicos que podem até ser curtos, mas a história não flui e ficamos empacados, como tem séries que são tão boas que lemos um livro por dia e ainda pedimos mais, rs. Ou também tem séries que o primeiro livro é bom, mas as sequências são ruins, ou tem tantos livros que até perdemos a conta. São tantas variáveis, rs. Então não consigo escolher apenas uma opção :(, rs. Amo livros, sejam séries ou livros únicos.
    Parabéns pelo post!
    Bjo
    ~ Danii

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não consigo decidir, amo ler ♥ Obrigada...

      Excluir
  11. Oi Ally! Sou apaixonada por séries, não é a toa que a minha favorita tem 14 livros (por mim poderia ter 20...) e os motivos são exatanente os que você citou. A construção de mundo e melhor trabalhada, a evolução dos personagens. Tem série que contém inúmeras páginas desperdiçadas e você saca que o autor está enrolando de propósito, mas eu gosto das histórias que o autor sabe exatamente para onde está indo e sabe aproveitar cada linha. Gosto de livros únicos também, dá para dar uma descansada das séries, mas as minhas séries ven em primeiro lugar no meu coração. Adorei o post, acho essa discussão super válida e gostei dos pontos negativos e positivos que você abordou sobre cada um. Beijos!

    https://abducaoliteraria.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Gisele ♥ eu também gosto de séries por esse motivo...

      Excluir
  12. Oii, adorei o post. Confesso pra você que isso é uma dúvida cruel. As vezes livros únicos quando são maravilhosos acabam e nos deixam com saudade dos personagens , querendo saber mais sobre eles, porém séries as vezes acabam arrastando demais a história e tornando aquilo que era maravilhoso em cansativo.
    Séries me viciam pq não sossego enquanto não leio tudo kkk <3
    Beeijos amei o post, embora tenha ficado em cima do muro na hora de opinar kkk

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    Eu AMO livros únicos, mas eu fico com aquele saudade depois que acabo. Amo séries também, tem umas que são infinitas 😢.
    Uma coisa que faço com frequência é pegar um livro achando que ele é único e descobrir que é o primeiro de uma série de 9 livros. Triste essa vida kkkkkkkkk.
    Adorei o POST
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Ei! Tudo bem?

    Gostei muito de ver que você abriu um espaço no seu blog para uma discussão que é sempre falada nesse mundo literário. Eu sou uma apaixonada por livros únicos, acho um saco uma série enorme, nunca encontrei alguma que me prendesse do início até o fim, principalmente as gigantes. Maaaas, eu não sou uma pessoa contra as séries, até porque eu adoro ler séries quando os livros não possuem ligações, tipo a série Amores Improváveis, Rosemary Beach, enfim, alguns personagens do livro anterior até aparecem, mas a história já não é sobre eles. Amei sua postagem, parabéns!

    Beijos!
    http://www.as365coresdouniverso.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah eu adoro séries, muitas me prendem muito. Obrigada ♥

      Excluir
  15. Oi, tudo bem ?

    Amo séries e trilogia é como se a gente acompanhasse a vida dos personagens por anos, por isso amei a série Rosemary Beach da Abbi Glines. Porém livros únicos também tem o seu poder viu kkkkk.

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Confesso que sou maníaca por séries tanto literárias, quanto da tv. Me apaixonei lendo As Crônicas Vampirescas dá Anne Rice na adolescência. Foram 12 livros que ainda guardo no coração. Claro que também não dispenso um livro único...rs.
    Beijos!
    www.gatitaecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oie
    Eu particularmente prefiro livros únicos, não tenho paciência nem dinheiro pra comprar os próximos livros da série kkk mas sempre tem aquela série que chama minha atenção, agora estou lendo Os Bridgertons da Julia Quinn. Amei o post.
    BJos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  18. Eu concordo com vc plenamente Eu sou a fã número 1 das séries quando eu começo quero ler a sequecia um atrás do outro. Mas esse ano vou ficar em livros únicos tbm alias até agora li mais livros unicos que séries e eu gostei muito . Parabens pelas dicas beijo linda.

    ResponderExcluir
  19. Oi Aline,

    Muito bacana o post, eu também fico meio a meio nessa situação. Realmente é uma delícia ler um livro se apegar aos personagens e ficar mega feliz por haver uma continuação. Principalmente quando a escrita do autor é ótima e você se sente envolvido por aquele universo.
    Mas já aconteceu comigo de ler o livro um de uma série e nãa char tão interessante e pensar "nossa será que os outros vão melhorar?" Tem histórias que realmente ficam melhores sendo desenvolvidas em um único volume.

    Mas gosto das duas opções <3
    Bjokas linda!
    Elo!
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão, algumas nem precisam de continuação e outras melhoram com o passar dos livros ♥

      Excluir
  20. Eu gosto muito dos dois, mas confesso que não resisto a uma série! Amo muito quando há várias continuações. Sabe aqueles romances que vai contando sobre a vida de cada casal? Amo. Hahaha.
    Adorei o blog! Seguindo :)
    Super beijo,
    Sâm
    Blog Escrituras da Alma

    ResponderExcluir

© Amor Literário - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo