Por Um Toque de Ouro - Carolina Munhóz | RESENHA

FICHA TÉCNICA:

TÍTULO: Por Um Toque de Ouro (Trindade Leprechaun Vol.1)
AUTORA: Carolina Munhóz
ANO: 2015 / PÁGINAS: 272
EDITORA: Rocco
ADICIONE NO: Skoob
CLASSIFICAÇÃO: ★★★★


Emily é filha de donos de uma grande marca de bolsas e sapatos. Uma menina rica, linda, e muito sortuda que desperta inveja em muitas pessoas.
O livro se passa em Dublin, na Irlanda, e nossa protagonista adora festas e curtição da alta sociedade. Sem contar que nunca perde uma partida de poker e se livra de situações que parecem impossíveis. 
Após conseguir escapar "magicamente" de um tentativa de estupro e conhecer Aaron, Emily começa se questionar se sua sorte é pura coincidência ou poderia haver algo por trás de tudo isso. Não foi fácil para ela descobrir e acreditar que Leprechaun não são apenas anões de roupas verdes e chapéis pontudos, e que na verdade essas lendas são apenas metáforas

O livro explora bastante a cultura Irlandesa, seus mitos e lendas que marcam o país. É citado muitos pontos turísticos de Dublin, o que me deixou com muita vontade de conhecer a cidade.
A autora criou um mundo mágico no nosso mundo real, mas fugiu um pouco do padrão, já que o "nosso" mundo não é cheio de festas e eventos da alta sociedade, nem roupas caras e glamour. Mesmo assim, a história se passa no nosso universo.
Gostei do fato da autora ter saído bastante do padrão e ter criado esse mundo de riqueza. 



No começo, eu não gostava tanto da Emily e seu melhor amigo Darren. Achava eles um pouco irritante pelas expressões que eles usavam, mas com o tempo acabei me apegando a eles e gostei muito de suas personalidades.
A ruiva Emily parecia uma menina mimada e chata, mas depois se mostrou divertida, curiosa, e que amava e respeitava demais os pais. Mais para o final percebi o quanto ela é forte, e no final de tudo, tem a personalidade de uma adolescente normal.
Darren é o amigo que todo mundo deveria ter. Preocupado, atencioso, um irmão para Emily. Estava com ela nos melhores e piores momentos.
Aaeron no começo era ríspido e misterioso, e depois acabou se tornando um cara carinhoso, mas simpatizei com ele desde o começo (exceto no final, mas nada de spoilers por aqui).

A narrativa é bem leve, e rendeu muito a leitura. É um livro infanto-juvenil e a escrita da autora é perfeita para essa faixa etária.
Alguns pontos foram um pouco previsíveis pra mim (coisa que não me incomoda em livros). Um pouco, porque eu sabia que havia coisa errada, mas não sabia exatamente o que, apesar que vi algumas resenhas e elas diziam que já imaginavam o final. Ouve uma cena que era pra ser impactante, porém não foi tanto para mim. Motivos pelo qual tirei uma estrela do livro.

O começo não é tão contagiante, mas também não achei tão lento. Demanda de algumas páginas para pegar o ritmo da história, mas nada que atrapalhe. Quando os mistérios começam a ser revelados, fiquei bem curiosa e empolgada com o livro e é nesse ponto que a leitura começa fluir melhor. 
Os últimos capítulos foram sensacionais, e estou muito curiosa para saber as aventuras da Emily na continuação dessa obra.

Não podia deixa de dizer que esse edição é maravilhosa. A capa está linda, e depois de ler o livro você percebe como ela transmite magia/poder. O título é em relevo, a minha edição tem as letras douradas e parecem ouro mesmo. A capa de trás é linda, com imagens de cidade. Gosto muito dos tons usado em toda a trilogia. Sou apaixonada mesmo!


Fiquei bem indecisa entre dar 4 ou 5 estrelas. Os pontos negativos que encontrei e já contei a vocês foram mínimos na história e não prejudicam a magia que o livro tem. Apesar de não atrapalharem o a história como um todo, eles existem, e por isso optei pelas 4 estrelas.
Lembrando que é uma obra de  literatura brasileira, e nosso país possui livros de qualidade (não apenas os clássicos). Sou uma defensora com orgulho da literatura brasileira contemporânea, principalmente de livros infanto-juvenil, já que minha autora favorita (Paula Pimenta) é brasileira e escreve para essa faixa etária.
Para quem gosta de livros nessa classificação, é uma ótima escolha, e o próximo volume parece ser melhor ainda.



37 comentários:

  1. Oii Ally. Eu não costumo ler esse tipo de livro e com certeza ficaria irritada com a personagem principal. Mas acho que realmente não faço o tipo que lê obras infanto juvenil apesar de estar tentando com Desventuras Em Série.
    E claro, existem sim, otimos livros de literatura brasileira.
    Beijos.

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto bastante do gênero, mas isso vai de cada um haha

      Excluir
  2. Oie, Ally!

    Eu não costumo ler muito infanto-juvenil, mas esse eu fiquei curiosa. Única pena é que no começo ele seja lento, mas sabendo que depois flui bem, me sinto melhor para uma futura leitura.
    Gostei que a autora foge um pouco do padrão e eu gosto desses diferenciais em uma leitura.
    Vou anotar a dica!!

    bjs

    ResponderExcluir
  3. olá tudo bem ?
    Eu adicionei recentemente esse livro na minha estante mas não estava muito entusiasmada para a leitura ( pois tenho vários na frente rsrsrs) mas gostei da premissa da história e pretendo fazer essa leitura .
    Amei a resenha um beijo ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que comprou, espero que leia em breve e goste.
      Obrigada ♥ beijos.

      Excluir
  4. Oi Aline,

    Primeiramente que blog fofo, adorei conhecer aqui!
    Amei a sua resenha e indicação, primeiro porque o livro retrata a cultura Irlandesa, o que me despertou muito interesse e curiosidade e segundo por ser uma literatura brasileira. E siiim super concordo com você, que capa linda!!!! Não conhecia o livro e já vou deixar anotadinho aqui para ler futuramente.

    Eu entendo perfeitamente essa sensação de não gostar de imediato das personagens e depois eles te cativarem, acho incrível quando o autor faz isso, nos conduz a gostar das personagens por aquilo que eles realmente são e não para tentar agradar.

    Gostei muito da resenhas e das fotos!
    Bjão!
    Elo!
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom mesmo gostar de um personagem pelo que ele é. Muito obrigada ♥

      Excluir
  5. Olá, tudo bem?
    Acho a capa desse livro extremamente linda, mas ainda não tive tempo de ler :(. Conheci a autora na Bienal do Rio de Janeiro e ela é uma amor de pessoas. Acho a temática do livro diferente e super legal, já que fantasia é meu gênero favorito.
    Adorei o POST ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que inveja conhecer ela ♥ Ela responde no instagram quando marco ela, um amor mesmo.
      Obrigada ♥

      Excluir
  6. Olá.
    Não me atraio muito por esse tipo de livro, mas me lembro bem de 2015 quando era muito popular entre blogueiros, então com certeza tem seu diferencial.
    Concordo totalmente com o que falou sobre a literatura brasileira, é simplesmente maravilhosa!

    xoxo

    ResponderExcluir
  7. ALINE PODE ME DAR SE QUISER TA? Que livro mais maravilhoso, da capa a história é demais fiquei bem apaixonada rsrsrs .
    Vou esperar as resenhas dos próximos, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou postar sim, espero que goste das resenhas ♥ E dou não, esse livro é meu xodó ♥

      Excluir
  8. Oi Aline, tudo bem? A capa e a premissa realmente chamam atenção, eu li recentemente um conto da autora e amei, boas expectativas para esse!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Oie
    Eu ainda não li nada dessa autora, tenho vontade de ler O reino das vozes que não se calam, que ela escreveu com a Sophia. Eu gostei da premissa dessa, gostei de saber que explora bem a cultura Irlandesa, é um país lindo. E também defendo muito a literatura brasileira, tanto os clássicos quanto os contemporâneos, temos que dar mais valor ao nosso país. Amei a resenha
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também quero ler esse livro, a escrita dela é ótima. Que bom que concorda comigo ♥

      Excluir
  10. Olá!
    Gosto muito dessa mistura do mundo real e do fantástico. A cultura irlandesa extremamente rica e pouco conhecido no Brasil. Só por esses motivos o livro já chamou minha atenção.
    Beijos!
    www.gatitaecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Aah que resenha linda! Quando comecei a ler me lembrou um filme da Lindsey Lohan no qual ela tem uma sorte fora do comum (esqueci o nome kk). Confesso com você que quando prevejo algo nos livros eles perdem um pouco da magia, gosto de ser surpreendida sabe.
    Achei a premissa bem interessante e me deu muita vontade de conhecer um pouco mais desse universo repleto de curiosidades e magia irlandesa, algo que eu amo nas leituras é o fato de poder conhecer mais sobre outras culturas.
    Amei sua resenha como sempre estava linda tando como as ftos!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste do livro caso goste. Muito obrigada Faby ♥

      Excluir
  12. Ei! Tudo bem?

    Eu sou louca por Dublin, meu sonho de viagem é conhecer esse lugar lindo. Confesso que o livro ganhou pontos comigo só pelo cenário ser lá rsrs Não tinha visto esse livro ainda, mas até que ele parece legal. Acredito que teria problema com a personagem principal, detesto gente mimada, mas também confio em você quando diz que ela é uma pessoa muito legal no final. Sua resenha está ótima, parabéns!

    Beijos!
    http://www.as365coresdouniverso.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Aiiinnnnn,
    Amei sua resenha!!!
    Eu sou apaixonada pela Irlanda, e agora que descobri que a história se passa em Dublin irei ler mesmo. Eu já tinha adicionado ela a minha lista, mas agora em minha próxima compra será minha primeira aquisição. Quero demais conhecer essa ruiva, ansiosaaa!

    ResponderExcluir
  14. Oi Ally. Eu não conhecia esse livro, mas a primeira coisa que me chamou a atenção foi a capa. Que linda! E a próxima coisa, você disse Irlanda? Sou apaixonada por tudo que vem desse país e esse é um fator muito importante na hora de me indicar um livro, hahaha. Adorei a sua resenha, não é o tipo de livro que leio, mas ele parece ser um livro bem interessante. E as fotos também, estão um arraso. Beijos.

    https://abducaoliteraria.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei com muita vontade de conhecer o país depois desse livro, a capa é linda mesmo ♥ Obrigadaa...

      Excluir
  15. Eu já vi esse livro em tantos lugares, mas nunca me interessei em saber nada dele. Estou meio arrependida agora, porque apesar de ele ter um começo não muito contagiante e ser meio previsível, acho que a premissa é maravilhosa, amo a Irlanda, e acho que se a autora soube abordar bem todo esse universo, deve ter escrito um livro maravilhoso. Estou curiosa, rs.
    Parabéns pela resenha!
    Bjo
    ~ Danii

    ResponderExcluir
  16. Olá, esse livro parece com um filme que já assisti, não me recordo bem o nome , só sei que tem a ver com patricinhas, bem eu amo quando os livros trazem uma dose de cultura de um determinado país, fico lendo e pesquisando ao mesmo tempo, gostei da dica , bjus e bom domingo.

    ResponderExcluir
  17. Olá Aline, tudo bem? Adorei sua sinceridade nessa resenha. Eu também sou muito defensora da nossa literatura e realmente nossos autores estão cada vez melhores. Eu já vi esse livro e a edição e mesmo linda! Que bom que apesar dos pequenos detalhes que citou sua leitura não foi prejudicada.

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?

    Eu adorei sua resenha! Bem sincera e adorei o fato também de explorar uma Cultura diferente. A literatura nacional está arrasando!


    Beijos
    Mari Barros
    Blog Diversamente

    ResponderExcluir
  19. Olá
    Concordo com você, acho que a literatura nacional tem um potencial enorme. Embors esteja sem tempo pra ler no momento (hehe).
    Achei a resenha ótima. Meus parabéns.
    :D

    ResponderExcluir
  20. O único livro que eu li da Carolina foi a mesma coisa, começou bem lento e eu até pensei em desistir da leitura, mas com o passar dos capítulos foi ficando cada vez melhor... Então, depois dessa resenha, acredito que a maioria dos livros tenham essa pegada. Bom, para descobrir melhor vou dar uma chand pro livro, quem sabe eu acabo dando a mesma quantidade de estrelas?
    Eu também defendo com unhas e dentes a literatura nacional, existem tantos escritores maravilhsos, né? Aaaah, também já fui uma pimentinha <3

    #vimdoskoob
    xoxo
    www.foradocontexto.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste da leitura desse livro também...
      Já foi? Por que não é mais? HAHAHA Não consigo pensar nisso como passado. Beijos.

      Excluir
  21. Ola, já vi essa capa muitas vezes e por mais que esse livro não me atrai nunca me interessei em procurar resenhas gostei da resenha mais não gosto de livros infanto juvanil

    ResponderExcluir

© Amor Literário - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo